Solenidade da Ascensão do Senhor
COMPARTILHAR
compartilhar no facebook
compartilhar no messenger
compartilhar no twitter
compartilhar no whatsapp
compartilhar no mais
receba newsletter
Solenidade da Ascensão do Senhor
“Homens da Galileia, porque estais admirados,
olhando para o céu? Este Jesus há de voltar, do mesmo
modo que o vistes subir, aleluia”! (At 1,11).
Neste domingo a Igreja Católica celebra a Ascensão do Senhor. É o momento em que, depois de quarenta dias de respostas, por meio de sinais e aparições, às indagações dos discípulos o Senhor se despede deixando aos seus a tarefa de continuar a missão iniciada por ele.
A Ascensão do Senhor, que celebramos neste 7º domingo após o acontecimento da ressurreição, expressa, sobretudo, exaltação e glorificação, pois Jesus que esteve ao lado dos discípulos, encorajando-os na missão e realizando o bem na vida das pessoas e nas aldeias por onde passou, sendo muito próximo ao povo, agora glorificado sobe ao Pai. Vale ressaltar também que a exaltação do Senhor Ressuscitado na sua ascensão não significa um afastamento da comunidade, ou um abandono da missão que iniciou.
Com este acontecimento Ele reafirma a sua filiação divina e define um novo jeito de estar presente, não mais com sua presença física, mas por sinais que transformam a vida das pessoas, sobretudo, na missão que será continuada pelos seus discípulos. Reafirma também, com este acontecimento, a bondade e a justiça de Deus, que não abandona àqueles a quem ele ama, ou seja, exalta Aquele que padeceu a humilhação da morte de cruz.
E este momento de glória o Senhor não vive sozinho, não é um fato isolado somente entre Ele e o Pai, mas é um acontecimento que se dá na plena comunhão com os seus discípulos, que são reunidos pelo próprio Ressuscitado e motivados a partir pelo mundo anunciando o Evangelho, restituindo a vida plena às pessoas e realizando curas de diversas formas, sobretudo, libertando a pessoa das muitas opressões que a impedem de viver como filhos de Deus.
Assim, ao contemplar a Ascensão do Senhor à glória do Pai, os discípulos ficaram parados, talvez não haviam entendido as Escrituras, e olhavam para o alto, mas tudo ganha um novo sentido quando ao subir ao Pai o Senhor eleva também toda a criatura humana tornando-a digna de ser participante da glória plena. Ainda, envia o seu Espírito para que os discípulos sejam renovados e tenham um novo ardor para viverem e levarem a todos, com coragem, a Boa Nova.
Portando, diante do mistério da Ascensão não fiquemos parados ou lamentando a ausência do Senhor, pois Ele continua conosco; sintamo-nos enviados a proclamar a todos os povos que o Senhor venceu as trevas da morte, devolveu-nos a vida plena e continua iluminando o nosso caminho com o seu Espírito de amor. Sendo assim, resta-nos sair e pregar o Evangelho a toda criatura.
Frei Arcanjo de Sousa Soares