ESPECIAL SEMANA SANTA - DOMINGO DE RAMOS
DOMINGO DE RAMOS
Por ocasião do início das solenes celebrações litúrgicas da Semana Santa, toda a comunidade católica de Penápolis, volta-se ao mais absoluto e sublime gesto de amor de Deus pela humanidade.
Deus entrega seu Filho em resgate de cada ser humano.
Neste espírito de profunda devoção, a Semana Santa inicia-se com o DOMINGO DE RAMOS.
O Domingo de Ramos é a festa litúrgica que celebra a entrada de Nosso Senhor Jesus Cristo na cidade santa de Jerusalém. É também a abertura da Semana Santa. Para esse dia são comuns procissões piedosas em que os fiéis levam consigo ramos de palmeiras, onde se deu o nome desta belíssima celebração. De acordo com os Evangelhos, Jesus foi para a cidade de Jerusalém para celebrar a Páscoa Judaica com os seus discípulos, onde entrou na cidade como um Rei, porém sentado em um jumentinho – o símbolo da humildade – e foi aclamado por aquela também humilde população, como o seu Messias, o Rei de Israel.
Aquelas pessoas o aclamavam: “Hosana ao Filho de Davi!” – tudo isto aconteceu alguns dias entes da sua Paixão, Morte e Ressurreição.
Para os cristãos a Páscoa celebra então a Ressurreição de Jesus Cristo.
Falando um pouco da história, a procissão do Domingo de Ramos surgiu depois que um grupo de cristãos da Etéria, fez uma peregrinação a Jerusalém, ao retornar dali, procedeu na sua região da mesma forma que havia feito nos lugares santos, lembrando os momentos da Semana Santa. Tal costume passou então a ser utilizado por outras igrejas, e ao final da Idade Média, foi incorporado aos ritos da Semana Santa.
Neste Rito, a celebração do Domingo de Ramos inicia-se próximo a igreja onde será celebrada a Missa. Os ramos que os fiéis levam consigo são abençoados pelo sacerdote que preside a celebração, daí este, proclama o Evangelho da entrada de Nosso Senhor Jesus Cristo em Jerusalém, e inicia-se a procissão com algumas orações próprias da festa, rumo á igreja onde será então, celebrada a santa Missa.
Durante a procissão, os fiéis cantam alegremente um lindo canto, onde diz:
“Hosana ao Filho de Davi!
Hosana ao Filho de Davi!
Bendito o que vem em nome do Senhor!
Rei de Israel, Hosana nas alturas!”
Ao chegar na igreja onde será celebrada a solene Missa, a festa tem o emocionante e comovente relato da Paixão de Cristo. Em seguida procede-se à Liturgia Eucarística como de costume.
O Sentido da festa do Domingo de Ramos celebra a entrada triunfal de Cristo em Jerusalém, sua Paixão, onde se recorda que o mesmo Cristo que foi aclamado como Rei pela multidão, é crucificado sob o pedido desta mesma multidão da Sexta Feira. Desta forma, o Domingo de Ramos é um resumo dos acontecimentos da Semana Santa, e também sua solene abertura.
Nós, frades do Santuário São Francisco de Assis, juntamente com todas as lideranças religiosas, convidamos a todos os fiéis católicos ou não, para manifestarmos publicamente o nosso reconhecimento e resposta a Deus, pela dádiva de tão grande prova de Amor.
