Ir para o conteúdo
Logo

Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida

Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida

            A aparição da imagem ocorreu em 1717, época das Capitanias Hereditárias. O governante das capitanias de São Paulo e Minas de Ouro estava de passagem pelo Vale do Paraíba, mais precisamente por Guaratinguetá. Animados com a visita, o povo daquela localidade resolveu fazer uma festa de boas-vindas e para isso chamaram três pescadores, Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso para lançar as redes no rio e pescar bons peixes.
O fato era que, naquela época, meados de Outubro, não era tempo de peixes. Porém, como não podiam contradizer o pedido, rezaram pela proteção e benção da Virgem Maria e de Deus para que pudessem voltar à terra firme com fartura. Depois de inúmeras tentativas sem sucesso, eis que surpreendentemente eles pescaram o corpo de uma imagem. Curiosos, lançaram novamente as redes e “pescaram” uma cabeça que se encaixou perfeitamente ao corpo. Depois deste encontro, que nos dias de hoje é representado em todo o Brasil no dia 12 de outubro emocionando os fieis, o barco se encheu tanto de peixes que ele quase virou!

A partir daí, a devoção da Santa foi se espalhando. Primeiro nas casas, depois se construiu uma capela, depois uma basílica, até chegar ao quarto maior santuário do mundo, o Santuário Nacional de Aparecida localizado na cidade de Aparecida, interior do Estado de São Paulo.

Em preparação ao Jubileu dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, a ser celebrado, em 2017, a imagem peregrina visita as dioceses e arquidioceses de todo o Brasil.

Neste domingo a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida chega até a  cidade de Penápolis. Ela vem por primeiro ao Santuário São Francisco de Assis. Nossa Senhora Aparecida vem até nós por meio de sua Imagem Peregrina como mulher de serviço, e sua simples presença nos leva a perceber a importância da vontade de Deus.

A visita de Nossa Senhora Aparecida é uma forma de retribuir a visita dos romeiros ao seu Santuário, que hoje recebe um número superior a 10 milhões de peregrinos ao ano. É também uma maneira de ir ao encontro daqueles que ainda não tiveram condições de visitar a Casa da Mãe Aparecida.

A comunidade que recebe a visita da Padroeira do Brasil vive um tempo especial da graça de Deus, tendo oportunidade de aproximar-se de Jesus e entrar na dinâmica da Salvação.

Não há visões nem palavras da Virgem de Aparecida. Mas, há uma mensagem bem clara, que  brota da própria  imagem e do contexto histórico em que ela apareceu no rio Paraíba. Vejamos alguns ensinamentos que brotam da imagem de Aparecida:

 

-  MARIA APARECIDA NOS TRAZ JESUS: a imagem pequenina é uma escultura   da Imaculada Conceição. Ela  está grávida, porque  a missão de Maria  é oferecer-nos Jesus, fruto bendito do seu ventre.

-  MARIA  APARECIDA NOS REÚNE EM COMUNIDADE: a cabeça  vem separada do corpo. Como  Maria é sinal e tipo da Igreja, tal separação representa simbolicamente o Povo de Deus, como corpo e o próprio Cristo, como Cabeça de uma humanidade. É preciso unir a cabeça para que o povo se torne Corpo místico de Cristo.

-  MARIA APARECIDA NOS CONVIDA A SER IGREJA: foi pescada e colocada dentro de uma barca. A barca é o símbolo evangélico da igreja de Jesus. Ela  nos convida a viver dentro da Igreja, como participantes  fiéis e ativos.

-  MARIA APARECIDA NOS CONVIDA À ORAÇÃO: tem as mãos postas em oração, revelando seu papel  de intercessora junto a Deus por nós e convidando-nos  a nos unir a ela em oração.

- MARIA APARECIDA NOS ENSINA A SER HUMILDES: a imagem pequenina  de 36 cm apenas, quase que se esconde dentro da imensa Basílica. É preciso ser humilde para que o senhor possa fazer grandes coisas em nossas vidas.

- MARIA APARECIDA BROTA DAS ÁGUAS: a água é elemento de vida e de purificação. Ela nos lembra a importância  do nosso  nascimento e da confissão, como purificação e perdão.

MARIA APARECIDA É SOLIDÁRIA  COM OS POBRES: faz-se pescar por 3 pescadores pobres e trabalhadores. A pescaria  milagrosa os liberta da ameaça dos  poderosos. E as casas desses pescadores tornam-se o primeiro templo de nossa Senhora Aparecida.

-  MARIA APARECIDA É SOLIDÁRIA COM OS NEGROS: a cor negra da imagem traduz a solidariedade de Maria com a raça negra, tão injustamente escravizada. Sua cor denuncia o pecado do preconceito racial  a anuncia a esperança de libertação.

- MARIA APARECIDA É ESPERANÇA DE UNIDADE: partida em 165 pedaços por um doente mental, seu corpo foi restaurado por mãos carinhosas e sua unidade foi refeita. Ela nos mostra que sempre é possível reconstruir a unidade dentro e fora de nós, através do carinho, da reconciliação, da paciência.
-  MARIA  APARECIDA É O SORRISO DE DEUS PARA NÓS: os lábios da imagem  estão entre abertos num doce sorriso.É um sorriso de bondade maternal, que alimenta nossa confiança na misericórdia de Deus para conosco.

Acolhamos com alegria e fé a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida.  A imagem permanece em nossa comunidade paroquial até quinta-feira, dia 03 de novembro. Participe das atividades e celebrações preparadas para estes dias e acolha as bênçãos de deus que Nossa Senhora nos oferece....

Frei Adalto Antônio

 

Programação da Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida      

 

DOMINGO: DIA 30 DE OUTUBRO
18h00: Acolhida  da Imagem Peregrina de N. S. Aparecida  - Missa  no Santuário
19h30: Missa com a Imagem Peregrina de Nossa Senhora - Santuário
Obs. Não haverá missa na comunidade São João Batista

SEGUNDA-FEIRA: 31 DE OUTUBRO
7h00: Início da Vigília Mariana
14h00: Visita da Imagem Peregrina à Santa Casa
19h30: Missa no Santuário (Consagração das Crianças à Nossa Senhora)

TERÇA-FEIRA  : 01 DE NOVEMBRO
7h00: Missa no Santuário
8h00: Vigília Mariana até às 14 horas
14h30: Chegada da Imagem Peregrina à Igreja da Aparecida
Vigília Mariana
19h30; Missa na Igreja Aparecida (Consagração das Famílias)

QUARTA-FEIRA: 02 DE NOVEMBRO  (FINADOS)
7h30: Missa  no Cemitério Santa Cruz
9h00: Missa no Cemitério Santa Cruz
19h30: Missa na Igreja Aparecida
Obs.  A imagem permanece durante todo o dia  na Igreja Aparecida para a visitação.

QUINTA-FEIRA: 03 DE NOVEMBRO
7h00: Missa no Santuário
8h00: Vigília Mariana
15h00: Missa e Consagração a Nossa Senhora Aparecida (Bênção dos Enfermos)
17h00: Partida para a Paróquia Santa Clara

localiza
Endereço: Av. Luis Osório, nº 450
Acompanhe-nos:
saofranc