Santuário São Francisco reabre e volta acolher o povo católico

Centro regional de peregrinação, e patrimônio religioso-histórico cultural de Penápolis, o Santuário São Francisco de Assis reabriu suas portas após fechamento de mais de um ano (13 meses) para obras internas. Em noite memorável de Ação de Graças pela sua Dedicação após a restauração, a Igreja voltou a acolher o povo novamente.

A celebração ocorrida às 19h30, do dia 01 de setembro, foi presidida pelo bispo diocesano D. Francisco Carlos da Silva, teve um número muito grande de fiéis. O templo tem capacidade para abrigar 800 pessoas e esteve com lotação máxima nos corredores laterais, e mesmo no pátio.

Frades que já passaram pelo Santuário, e mesmo outros que residem nas demais Fraternidades marcaram presença, assim como diversos padres diocesanos.

A celebração durou pouco mais de duas horas e foi em todo momento bem participada pelos fiéis católicos, que se alegravam pela reabertura do templo religiosos, que é símbolo da evangelização regional, e que celebra os 60 anos de elevação a santuário diocesano.

Momentos fortes e ricos simbolicamente do ritual litúrgico, foram a Prece de Dedicação, onde o bispo unge com oleio do Crisma o centro do altar e as quatro pontas, enquanto outros padres ungem as paredes da igreja. Na seqüência houve a incensação do altar e da igreja (colocando um fogareiro para queimar incenso) e a iluminação do altar e da igreja (altar foi coberto com uma toalha branca e ornado com flores e castiçais com velas).

Durante a sua homilia, Dom Francisco Carlos recordou que o Santuário São Francisco de Assis é um marco para o desenvolvimento da fé. “Quantos vivenciaram a sua confirmação na fé neste local?  Tantos receberam os Sacramentos da Primeira Eucaristia, Crisma, Ordem religiosa e Matrimonial. No passado os corpos dos defuntos passavam pela Igreja para as exéquias. As paredes deste Santuário testemunham alegrias e lágrimas, mas também hinos e louvores entoados tantos anos”.

O bispo também destacou a presença dos frades Capuchinhos na evangelização regional, através do Santuário de Penápolis. Muitos ergueram embelezaram esta Igreja. E hoje, novamente, com sacrifícios, empenho e participação de tantas pessoas, estamos reabrindo um local que acolhe e evangeliza”.

Agradecimentos

Em nome da Província capuchinha de São Paulo, o Ministro Frei Carlos Silva, falou da “loucura” de Frei Adalto, pároco do santuário, pela empreitada iniciada, tendo em vista tempos difíceis vividos pela economia.

Agradeceu a todos os que se envolveram neste projeto, citando que também Francisco de Assis era tachado de “louco” no seu tempo. E terminou recitando uma oração deixada em testamento pelo santo fundador da Ordem.

Ao final da celebração, o atual pároco do Santuário, Frei Adalto Antônio, agradeceu a todos, sem citar nomes, para que segundo ele, não, se cometessem injustiças vindo a esquecer-se de alguém.

A sua mensagem foi impressa no livreto que serviu de acompanhamento litúrgico da celebração, e que todos puderam levar como recordação da noite memorável para a Igreja Católica.

Frei Adalto disse que ainda há várias coisas a serem feitas, em termos de reforma do Santuário, tendo realizado até aqui o que era mais essencial no momento.  E pediu a colaboração da comunidade para saldar as dívidas contraídas e que foram parceladas até o final deste ano.  Para tanto continuam os recebimentos de doações e das também das contribuições por meio de carnês próprios para a campanha de reforma do Santuário.“Mas hoje humildemente, no silêncio de minha prece, agradeço o muito que já se fez”- finalizou, sendo muito aplaudido, de pé, pela comunidade.

Como ato final, houve o descerramento de uma placa comemorativa à restauração, ato realizado com a participação do Dom Francisco, do Provincial e do Pároco Frei Adalto

Fonte: Gilson Ramos, Jornal Interior, 03/09/16, pág. 7