Com igreja lotada, Santuário São Francisco de Assis é solenemente dedicado

A igreja dos Frades na cidade de Penápolis foi reaberta, ontem, em celebração presidida pelo Bispo de Lins.

Aconteceu ontem, em Penápolis-SP, a reabertura do Santuário São Francisco de Assis, igreja dos frades. O Santuário esteve fechado durante 18 meses para uma reforma. A celebração foi presidida pelo Bispo Diocesano de Lins, Dom Francisco Carlos da Silva, que dedicou as novas instalações do Santuário.

Ao abrir as portas da igreja, o povo, que fazia fila do lado de fora, comemorou. A celebração eucarística começou às 19h30.

Concelebraram diversos presbíteros que tem seu ministério sacerdotal ligado ao Santuário ou aos frades. O Ministro Provincial dos Capuchinhos de São Paulo, Frei Carlos Silva, também concelebrou a solene liturgia junto com o pároco da igreja, Frei Adalto Antônio.

Mesmo com a data marcada para uma quinta-feira a igreja, com capacidade para aproximadamente 500 pessoas sentadas, estava completamente tomada por fiéis. Do lado de fora do Santuário, um telão exibia as imagens que eram geradas dentro da igreja.

Durante a reinauguração, foi celebrada liturgia especial. Na cerimônia de dedicação, o Bispo realiza a benção e a aspersão da água por toda a Igreja. Sob o altar, é derramado o óleo do Crisma, que é espalhado pelas mãos presbiterais por toda a mesa onde são celebradas as missas.

Após o momento em que o Bispo incensou o presbitério, foram colocados os acessórios do altar: a toalha, as velas e as flores. "A luz de Cristo resplandesça na Igreja e conduza os povos à plenitude da verdade", disse Dom Francisco. Frei Carlos Silva ascendeu as velas, enquanto as novas luzes do Santuário eram ligadas - durante a celebração permaneceram apagadas, como orienta o rito de dedicação.

Após os agradecimentos,enquanto o coral, regido por Frei Antônio Sérgio Aguiar, cantava, o Bispo, o Ministro Provincial e o Pároco do Santuário reinauguraram oficialmente a igreja apresentando para a comunidade uma placa. Posta logo na entrada, será um marco para que as futuras gerações possam recordar o dia Santo que a igreja dos Frades viveu.

Sobre a reforma do Santuário

ww.capuchinhos.org.br

Vídeos vinculados
Video dedicacao-do-santuario-sao-francisco-de-assis-penapolis-sp