MINISTROS DA PALAVRA E EXÉQUIAS

O QUE SÃO MINISTÉRIOS

A palavra ministério (do latim, ministerium) significa serviço “ função servil” e todo cristão é chamado a servir, é como uma espécie de prestação de serviços a indivíduos e grupos, por parte de uma pessoa que o faz de modo espontâneo e organizado.
O ministério tem uma característica comunitária: “ A cada um Deus confere dons para que possa colocá-los a serviço da comunidade” ( Rm. 12,4-5).
“Todos nós conforme o Dom que cada um recebeu de Deus, consagrai-nos ao serviço uns dos outros, como bons dispensadores das diversas graças de Deus” ( I Pd 4,10 ).
É missão da Igreja pregar o Evangelho, pois a Igreja toda é ministerial, é prestadora de serviços. Ela é servidora, porque o próprio Jesus falou:   “Eu vim para servir” o Pai enviou seu filho para prestar serviço à humanidade.
Nós estamos no mundo para dar continuidade ao serviço de Deus, é tarefa nossa, porque a Bíblia nos fala muito dos ministérios.

Existem 2 tipos de ministérios:

A – Ministérios Ordenados – aqueles que recebem o Sacramento da Ordem: Diácono, Padre e Bispo. A Igreja atribui um valor muito especial a esses ministérios, porque os considera instituídos por Cristo. No Sacramento da Ordem, é o próprio Cristo que investe da sua autoridade os ministros ordenados.

B – Ministérios não  Ordenados – É certo que ao lado dos Ministérios Ordenados, a Igreja reconhece também o lugar dos Ministérios não Ordenados que são aptos para assegurar um especial serviço da mesma Igreja. São os que têm como base o batismo e a crisma. Não estão acima do padre, não o superam, mas prestam um serviço próprio, original, insubstituível.

MINISTÉRIO - É um serviço prestado à comunidade, respondendo a uma necessidade duradoura ou permanente desta comunidade. A pessoa que tem esta função representa a própria comunidade, agindo em nome dela, mas com muita cautela, longe de ser autoritário, longe de exercer poder. O ministro deverá conscientizar-se de que a sua preocupação está votada para uma relação intima entre o ministério e a comunidade. Ele carregará consigo, que o ministério é estar a serviço da comunidade, isto é, de todos os cristãos, tornando essa comunidade mais ativa, mais missionária.

A Pastoral dos Ministros da Palavra e Exéquias foi formada e organizada pelo Frei Mauro Strabeli em 1999, para atender as necessidades das comunidades e para as Exéquias. Com a mudança dos frades em 2008, não houve mais necessidade de atender as comunidades, pois os freis e os dois Diáconos assumiram como prioridade a atendimento das comunidades da periferia da paróquia. A Pastoral ficou voltada mais para as Exéquias.

Atualmente há 10 Ministros para o atendimento dos velórios, revezaqndo nas segundas e terças-feiras. Os demais dias da semana é de responsabilidade dos Freis e dos Diáconos.