Ir para o conteúdo
Logo

APOSTOLADO DA ORAÇÃO

“Coração Santo, Tu reinarás;

O nosso encanto, sempre serás.”

 

A HISTÓRIA DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO

 O Apostolado da Oração está intimamente ligado à Ordem dos Jesuítas. Começou em 1884 em um Colégio desta Ordem na França, onde estudantes de filosofia e teologia estavam ansiosos para fazer algum apostolado. Seu orientador lhes fez ver, que enquanto eram estudantes, não tinham condições para fazer pregação e outros trabalhos de apostolado direto. O que poderiam fazer era oferecer seus estudos, os sacrifícios voluntários e outros atos de piedade. Dois anos depois, este mesmo Padre orientador espiritual publicou um livro chamado O Apostolado da Oração. O livro e a devoção obtiveram a aprovação do Superior Geral da Ordem dos Jesuítas, e o próprio Papa Pio IX o aprovou em 1849. Um bom teólogo, Pe. Gautrelet, SJ, deu o embasamento teológico à devoção ao Sagrado Coração, bem como ao Apostolado da Oração e daí por diante a devoção se propagou rapidamente.

O Apostolado da Oração é uma associação de fiéis que, por meio do oferecimento cotidiano de si mesmos, se unem ao Sacrifício Eucarístico, no qual se exerce continuamente a obra de nossa redenção; e assim, pela união vital com Cristo, da qual depende a fecundidade apostólica, colaboram na salvação do mundo.
Para ser membro do Apostolado da Oração, a condição fundamental é o amor. Amor que é o próprio Espírito de Cristo atuando através de nós. Amor que leva a ser manso e humilde de coração e ter um coração simples e pequenino, como o das crianças. O amor não tem idade, a oração não tem idade.

Em 1861 começou a circular o Mensageiro do Coração de Jesus, como órgão oficial do Apostolado. Passou a ser publicado em várias línguas e a Associação recebeu estatutos próprios e aprovação oficial do Papa. A sede da Associação está em Roma e o Superior Geral dos Jesuítas é também o Superior Geral do Apostolado da Oração. Ele os dirige através de um Delegado e Secretário Geral. A idéia central, da qual nasceu o Apostolado é esta: Todos os batizados são chamados a cooperar na edificação do corpo da Igreja e da Comunidade de Fé. Nem todos o fazem da mesma maneira (Ef 4,16). Nem todos podem trabalhar diretamente como apóstolos e missionários. Mas todos podem e devem fazê-lo por meio da oração e sacrifício. São Paulo diz (Col 1,24) que o Cristão deve completar em sua pessoa o que falta à paixão de Cristo, em favor do corpo de Cristo, a Igreja. Assim, nossa vida torna-se um sacrifício, uma oblação, oferecida com Cristo em Cristo, para a Glória de Deus e salvação do próximo.

O APOSTOLADO DA ORAÇÃO NO BRASIL 

O Apostolado da Oração começou no Brasil em Itu, São Paulo, em 1871, pelo Pe. Bartolomeu Tassei, SJ, considerado o fundador e propagador do AO no Brasil. Antes disto houve um pequeno centro isolado em Pernambuco, em 1867, mas que não teve projeção nacional.
Em 1888 havia cerca de 300 Centros de AO pelo Brasil inteiro, com mais de 400.000 membros. Com a difusão do AO houve um despertar intenso para a Sagrada Eucaristia e a vida de fé. Atualmente, o Apostolado da Oração continua a crescer em fervor espiritual e apostólico, em todo o território nacional.
     Amor não tem idade. Oração não tem idade. A devoção ao Sagrado Coração de Jesus tem por objetivo o coração adorável de Deus, de onde brotou o preciosismo sangue que salvou nossas almas e é emblema de amor que levou a encarnar-se, a sofrer e morrer pela humanidade. O fim desta devoção é corresponder a esse amor que Nosso Senhor Jesus Cristo nos mostrou sobretudo na sua Paixão e Morte e na instituição da Sagrada Eucaristia, e reparar os ultrajes e esquecimentos dos homens a esses dois mistérios de amor do Filho de Deus. 
A prática desta devoção se reduz a duas palavras: AMOR e REPARAÇÃO. É antiga na Igreja a devoção ao Sagrado oração de Jesus, seu desenvolvimento data das aparições de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque, alma escolhida por Deus para esta missão de fazer os homens conhecerem as ternuras do amor divino, desse amor enlouquecido pela humanidade. Recolhia em profunda oração, pela porta do tabernáculo saiu uma espécie de vapor que foi se transformando na figura de homem que se encaminhou até Margarida Maria de Alacoque e, ali na sua presença abriu a túnica que lhe cobria o peito e lhe mostrou um coração ardente nas chamas de um amor inextinguível e dizia:
 
- Eis aqui o coração que tanto amou os homens e pelos quais e tão mal correspondido pelo menos tu, filha minha, chora pelos que me ofendem, geme pelos que não querem orar, imola-te pelos que renegam e blasfemam contra o meu santo nome. Prometo-te na grandeza do meu amor que abençoarei os lares que neles me hospedem, que os que comungarem durante nove primeiras sextas-feiras seguidas, não morrerão sem receber os sacramentos da penitência e da Eucaristia.
Numerosas foram as promessas do Coração a sua serva, as mais admiráveis e fecundas são as seguintes:
 
  • Eu lhes darei todas as graças necessárias ao seu estado de vida.
  • Eu farei reinar a paz em suas famílias.
  • Eu os consolarei em todas as suas aflições.
  • Serei seu refúgio seguro durante a vida e sobretudo na morte.
  • Derramarei muitíssimas bênçãos sobre todas as suas empresas.
  • Os pecadores encontrão em meu Coração a fonte e o mar infinito da misericórdia.
  • As almas tíbias se tornarão fervorosas.
  • As almas fervorosas elevar-se-ão rapidamente a grande perfeição.
  • Abençoarei Eu mesmo as casas onde a imagem do meu Coração estiver exposta e venerada.
  • Darei aos sacerdotes o dom de abrandar os corações mais endurecidos.
  • As pessoas que propagarem esta devoção terão os seus nomes escritos no meu Coração e dele nunca serão apagados.
  • No excesso da misericórdia do meu amor todo poderoso darei a graça da perseverança final aos que comungarem na primeira sexta-feira de nove meses seguidos. 
       TODA A PRIMEIRA SEXTA-FEIRA DO MÊS, DIA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, TEMOS MISSA NO SANTUÁRIO DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO, TRANSMITIDA PELA RÁDIO DIFUSORA DE PENÁPOLIS. LOGO APÓS, UNÇÃO DOS ENFERMOS.

Precisamos obedecer ao Senhor. Aprendei de mim que sou manso de coração. Vinde a mim todos vós que estais cansados e aflitos. De fato eis logo a promessa: eu vos aliviarei. Faça-nos a ser mansos e humildes de coração.

MISSA: Primeira Sexta-feira do mês

HORÁRIO: 15:00hs

LOCAL: Santuário São Francisco de Assis

REUNIÃO: Logo após a missa do Apostolado:

localiza
Endereço: Av. Luis Osório, nº 450
Acompanhe-nos:
saofranc